sábado, 1 de janeiro de 2011

Rio das Ostras-localização e criação


Rio das Ostras é um município do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se na Região dos Lagos, a 22º 31’ 37” de latitude sul e 41º 56’42” de longitude oeste, a uma altitude de quatro metros. Sua população estimada para o ano de 2009, conforme o IBGE, é de 96.622 habitantes.

Rio das Ostras tem como principal vocação o turismo. Mas o município tem recebido investimentos provenientes dos royalties de petróleo que são aplicados em áreas como infra-estruturar, educação e saúde.
PERFIS GEOGRÁFICOS, SÓCIOECONÔMICOS E DEMOGRÀFICOS
Estudos estimam que Rio das Ostras tenha sido fundado no século XVI, uma vez que relatos de viajantes datados de 1575 já faziam menção ao lugar. Situado na Capitania de São Vicente, era habitado pelos índios Tamoios e Goitacazes. Essas terras, entre Cabo Frio e Cabo de São Tomé, foram doadas em 1534 pelo rei de Portugal, Dom João III, a Pero de Góes.

Inicialmente, Rio das Ostras denominava-se Rio Leripe (molusco ou pedra grande), ou Seripe. Parte dessas terras da sesmaria foram doadas pelo Capitão Mor Governador Martim Corrêa de Sá, em 1630, aos jesuítas. A área foi delimitada por dois marcos de pedra, colocados em Itapebussus e na barreta do Rio Leripe, com a insígnia do Colégio dos Jesuítas. Historicamente, são relatadas situações de disputa entre os goitacazes, ao norte, e os tamoios, ao sul, com diferentes tipos de aliança feita entre povos no processo de ocupação do território. Também é do conhecimento histórico a indefinição quanto a sua inclusão, ora como Capitania de São Tomé, ora como Capitania de São Vicente.

Os índios, jesuítas e escravos foram importantes personagens na construção do povoamento nesses três séculos de colonização. O crescimento da cidade se deu ao redor da Igreja. A região era rota de tropeiros e comerciantes que se dirigiam a Macaé e a Campos dos Goytacazes. Muitas vezes eles faziam as suas paradas para descanso e alimentação. Também começou a se desenvolver ali a atividade pesqueira, que se tornou a base econômica da região até meados do século XX. A construção da Rodovia Amaral Peixoto contribuiu para a expansão turística da região, o que proporcionou um maior incremento das atividades de serviços, comércio e turismo em geral. A instalação da Petrobrás, a partir dos anos 70, foi um marco na expansão e desenvolvimento econômico regional.

Rio das Ostras pertencia ao Município de Casimiro de Abreu mas, a partir do seu crescimento, principalmente após a década de 70, o então distrito conquistou a sua emancipação político-administrativo em 10 de abril de 1992.

O Município de Rio das Ostras possui como peculiaridade a transição de vários aspectos físicos que resultaram em nova faixa de transição nos aspectos sócio-econômicos. Em termos de relevo e vegetação, situa-se entre faixa caracterizada como mata de tabuleiro no norte fluminense e a Mata Atlântica no sul do Estado. Apesar de servir às bacias do Rio São João e Macaé, possui, em sua maior parte territorial, bacia hidrográfica própria, que se origina e termina dentro do próprio município.

Atualmente, situa-se entre pólos de desenvolvimento, ao sul turístico-comercial (Região dos Lagos) e ao norte petrolífero canavieiro (Campos/Macaé). Portanto, verifica-se, ao longo da história e pelos seus aspectos físicos, ser área limítrofe de ambientes, recebendo diferentes formas de influência no seu processo de desenvolvimento.
PRINCIPAIS DISTÂNCIAS:
Distância da Capital: 170 km

- Duração do percurso: 02h40min''

Acesso Ponte Rio Niterói, Manilha até o trevo de Rio Bonito, pegar a Via Lagos ou seguir pela BR 101, em direção a Campos, e entrar no Trevo de Rio Dourado, seguindo pela RJ 162.
No Estado do Rio de Janeiro
Distância
Araruama
62 km
Arraial do Cabo
74 km
Búzios
43 km
Cabo Frio
60 km
Campos dos Goytacazes
145 km
Casimiro de Abreu
35 km
Macaé
25 km
Niterói
154 km
Nova Friburgo
115 km
Quissamã
78 km
Rio Bonito
95 km
Rio de Janeiro
170 km
São Pedro da Aldeia
42 km
Saquarema
87 km
Silva Jardim
68 km
Teresópolis
187 km


Outras Capitais
Distância
Belo Horizonte - MG
585 km
São Paulo - SP
595 km
Vitória - ES
387 km
TURISMO:
Rio das Ostras é conhecida internacionalmente pelo seu potencial turístico, seus atrativos e cultura, características de um município dinâmico.
As 14 praias que desenham sua costa são os atrativos mais procurados pelos turistas que chegam diariamente à cidade. As áreas de preservação do município provam que é possível crescer, preservando o meio ambiente. Ilhas, lagoas, o rio das Ostras e o manguezal são verdadeiras maravilhas para os amantes da natureza.
Nas áreas preservadas da cidade, o visitante tem a possibilidade de entrar em contato direto com espécies da fauna e da flora nativas, incluindo as áreas da Mata Atlântica.

A memória de Rio das Ostras está na essência da cultura dos antigos povos que habitavam a região há milhares de anos. Não por acaso, a exuberância da natureza do município convive em plena harmonia com as melhorias que a cidade vem recebendo nos últimos anos, com os investimentos gerados pelos royalties do petróleo extraído da Bacia de Campos.

Considerado um dos melhores destinos da Costa do Sol, Rio das Ostras tem no turismo sua principal atividade econômica. De fácil acesso e localizada a 170 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, com seus 28 km de litoral, possui mais de 90 mil habitantes e tem como municípios