sábado, 14 de abril de 2012

Rio das Ostras - 4º lugar em qualidade de vida

                  QUALIDADE DE VIDA DA O 'BRONZE' A RIO DAS OSTRAS
Em pesquisa da Firjan, município da Região dos Lagos só perde para a Capital e Niterói

      A Federação das Industrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o resultado final do Índice de desenvolvimento Municipal que aponta Rio das Ostras como o melhor município do interior do estado em qualidade de vida, considerando três áreas de desenvolvimento: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Atrás apenas da capital e de Niterói, a cidade da Região dos Lagos tem media de 0,8288, o que representa alto índice de desenvolvimento.
     Na área de Emprego & Renda, Rio das Ostras ocupa a quarta colocação no estado e a 58º no Pais, dentre todos os municípios brasileiros, devido a geração, ao estoque e aos salários médios do emprego formal. O crescimento nesta área, em comparação ao ano de 2000, foi de 63%, tendo em vista que o índice era de 0,5181 e hoje e de 0,8446.
Para o prefeito Carlos Augusto, trata-se de grande conquista, que mostra como os investimentos feitos estão no caminho certo.
"A nossa maior preocupação e com o bem-estar do cidadão. Por esta razão, contamos com diversos projetos e programas nas mais variadas áreas que garantam a qualidade de vida de cada morador. Esta e uma vitória de todo município", afirmou o chefe do Executivo. 
A secretaria municipal de Planejamento, Rosemarie Teixeira, credita a conquista as politicas de investimentos criadas pela administração municipal.
"Todo trabalho que e desenvolvido para a criação de politicas publicas e discutido com a sociedade por meio do Orçamento Participativo. As demandas sao discutidas baseadas na realidade de cada segmento e localidade. Desta forma trabalhamos com urn foco especifico e direcionado'; declarou Rosemarie Teixeira.
Na educação, as variáveis utilizadas foram as taxas de matricula na educação infantil, de abandono escolar, de distorção de idade, a media de horas de aulas diárias, o percentual de docentes com ensino supe­rior e o resultado do Ideb. Já na saúde as questões foram avaliadas baseadas no número de consultas pré-natal, óbitos por cau­sas evitáveis.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário